Conversinha #2 >> Rodrigo Bueno | Fotógrafo

Gente, muito dificil falar de alguém ou do trabalho de alguém que a gente realmente admira né?! É muita responsabilidade, e na maioria das vezes o que a gente (que escreve) quer, é que vocês (que estão lendo) sintam exatamente o mesmo que a gente, ou pelo menos entendam o “ponto”. Mas como que a gente faz isso com palavras? Dificinho né? Por isso que eu gosto de imagens.

Esse é o Rodrigo Bueno e ele também gosta muito de imagem e foto :)  Atualmente ele trabalha fotografando as coisas mais legais que alguém poderia fotografar… De bandas a editoriais de moda, ele passa pelos colírios da Capricho (haha eu adoro isso.) e desfiles nas fashion weeks. A gente trocou uma idéia com ele, pra quem sabe assim, você que sonha tanto com uma profissão na moda, não se inspira e corre atrás.

O meu primeiro contato com  trabalho do Bueno, foi através do Medulla, uma banda de rock carioca. Eles fizeram juntos algumas fotos pra revista Rolling Stone, e depois disso passei a acompanhar meio que timidamente o trabalho dele,  dando uma fuçadinha no flickr  vez em quando.

[O ensaio da banda Medulla para Rolling Stone, a terceira foto foi a escolhida pra ser publicada]

Foi quando surgiu a idéia de publicar alguns trabalhos dele aqui, mas pra que só colocar as fotos se a gente pode perturbar ele um pouco mais do que isso e fazer algumas perguntas néam?! E foi assim :) Ele foi super simpático e nem ligou que eu fiz piada com os colirios da Capricho! Respondeu várias perguntas e ainda mandou um monte de foto pra gente publicar aqui, mas é claro que a gente tá colocando até mais do que as que ele mandou!
Espero que vcs gostem, o cara é muito gente  boa, E EXTRA talentoso.

Como vc começou a trabalhar com fotografia?
Foi quando estava no segundo ou terceiro período da faculdade de Desenho Industrial. Comecei a ter aulas de fotografia, aprendi a revelar, ampliar, usar cameras de medio formato…. O interesse foi aumentando e logo comecei a trabalhar como monitor de fotografia no estúdio da faculdade. Nessa mesma época tinha comprado minha primeira câmera digital e fotografava todos os shows que eu ia assistir, postava as fotos no flickr (faço isso até hoje) e as pessoas começaram a me chamar para trabalhar.

[Pharrel Williams, Lenny Kravitz e Falcão]

E com fotografia de moda?
Morei um ano nos Estados Unidos (tinha ido fazer workexperience e acabei ficando mais do que deveria) consegui um emprego em um Estúdio em Los Angeles fazendo books, ainda não era bem moda mas aprendi muita coisa. Quando voltei pro Brasil começaram a aparecer os trabalhos. Fotografei o Claro Rio Summer, Fashion Rio, SPFW, comecei a fotografar para a Capricho e assim foi indo…

[Isabeli Fontana]

É o que você realmente ama fazer?
Com certeza, muitas vezes nem parece que é trabalho! Eu fotografo desde os 14 anos, quando meu avô me deu uma Polaroid de aniversário. Depois tive várias outras câmeras de filme, mas nunca tinha pensado em trabalhar com fotografia até chegar na faculdade.

[Lookbook Luqr Verão 2009]

Qual seu momento preferido do trabalho?
Ahhh acho que o momento do primeiro click, sou mutio ansioso e odeio esperar.

[Bruna Loureiro]

O que vc tem mta vontade de fotografar ou desenvolver que ainda não teve a chance?
Uma das coisas que eu mais tinha vontade de fotografar eram as pessoas na rua, o cotidiano delas, sem produção, sem maquiagem, da maneira como elas são de verdade.
Semana passada comecei a fotografar para um projeto no Morro Santa Marta, to muito empolgado e não vejo a hora de publicar o resultado só que ainda vai demorar um pouco. Vou ficar fotografando lá por quatro meses ou mais.

Quem te inspirou a começa a fotografar?
Sebastião Salgado e Bob Gruen, continuam me inspirando até hoje.

[Lookbook no site da Naftalinda]

Quem são os fotografos que vc mais observa e paga pau pro trampo?
Hoje as minhas maiores referências sao Bruno Dayan e Jacque Dequeker eu amo as fotos deles passo horas olhando pra elas.

[Tive que colocar mais uma do Medulla, essa é a minha preferida…]

Você ama os colirios da Capricho? (haha , essa num precisa responder…)
Hahaha, a perguntou vou responder.
Eu curto muito fazer as fotos pra Capricho é legal porque na maioria das vezes os atores estão em início de carreira, estão muito empolgado pra fazer a foto e não tem “estrelismo”.

E você acha importante ter estilo, pq afinal de contas vc é  fotografo de moda né?
Essa você pegou da entrevista que dei pra Oi rss? Acho que sim, o que a pessoa veste muitas vezes representa o que ela é, qual estilo de vida leva, mas acho que o principal é você vestir o que te deixa a vontade. Acho bizarro as pessoas no Rio de Janeiro usando Terno.  >>> Pra ver a entrevista que ele cita (e que eu não tinha visto) é só clicar aqui :)

[Livia]

Como você curte se vestir?
Eu gosto de roupa básica, jeans, all star ou vans, a camisa é sempre lisa, xadrez ou listrada (não curto estampas, é muito raro eu usar alguma), amo cordões, pulseiras e chapéu.

Eu acho que alguém me disse que a sua namorada trabalha com moda. Ela te ajuda de alguma forma com essas coisas?
A Bianca é designer, ela curte muito moda e publicidade. Uma parte do armário dela é lotada de catálogos eu vivo pegando pra usar como referência. Ela as vezes faz o tratamento das fotos para mim (eu pago rss, é sério).

Quais os trabalhos que você mais curtiu fazer?
Um dos trabalhos que mais gostei de fazer foi com o Medulla (as fotos que estão láá em cima!). As fotos do sequestro para a Rolling Stone já tem um tempo mas acho que essas fotos sempre serão atuais, tem tambem o editorial para o GWS Mag, elas me deram bastante liberdade e acho que curtiram muito o resultado.

[O editorial da GWS Mag]

O que também vale a pena ver, é um vídeo making-off da produção do LookBook pra Luqr. Não sei o que me da mais vontade:  trabalhar com produção, styling ou se é correr atrás dessas roupas.

O que a gente deseja pra vc Rodrigo é muito sucesso no trabalho e na vida! Obrigada por ser tão atencioso e arranjar tempo pra trocar idéia com a gente. E a gente espera que mais pra frente possa fazer um dos nossos sonhados editoriais com você! :)

Se você curtiu o trabalho dele e quiser ver MUUUUUUITAS outras coisas, contratar, trocar idéia, ou simplesmente  fuçar a vida dele… tem como ó: (haha)

Flickr || Twitter || Rodrigobueno.com.br

É obvio que todas as fotos desse post são de autoria dele né? Foram tiradas ou dos sites que passamos ou enviada por ele mesmo pro meu e-mail :)

Comments
7 Responses to “Conversinha #2 >> Rodrigo Bueno | Fotógrafo”
  1. Alan disse:

    YEah Buenão!!! ui ui!!! hahahaa
    foda foda!!!!

  2. Amanda disse:

    Cara, que trabalho lindo *—*
    As fotos que ele faz são ótimas mesmo. Deve ser muito bom trabalhar com fotografia. A entrevista ficou muito legal e particularmente, amei as fotos do Medulla apesar de eu já conhecer todas elas. Mas vê-las aqui só me empolgou mais *-* (fã do Medulla)
    Anyway, parabéns para o Rodrigo pelo belo trabalho como fotográfo e parabéns ao Moda Focka pelos belos posts no blog. ;)

  3. zanguero disse:

    muito bom, sempre tive vontade de saber quem fazia fotos do medulla, gostei muito.

  4. René Junior disse:

    IRADO MAH FREN , parabens por mais um de muitas conquistas. Muito bom te ver em destaque e sempre caminhando pra frente nesta profissão , que podemos chamar de paixão. eheheheheheheh

    ORGULHO TOTAL … meu idalo. eheheheheh

  5. Samanta disse:

    Eu sempre falei que queria ser que nem você quando crescer, haha!

  6. Daniel Wood disse:

    que orgulho, bueno!

    ótimo ver que você se achou na vida e, principalmente, tá feliz com o que escolheu. sucesso é consequência. =)

  7. Pedro Pietro disse:

    Ainda bem que vc não ficou na Informática né… e ainda bem que não me ouviu quando eu disse que vc tava maluco…
    [ ]´s e cada vez mais Sucesso!

Deixe um comentário

  • Um recado importante:

    As imagens postadas aqui no blog servem para fins inspiracionais. Não somos donos delas.
  • Eu participo ♥

  • var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-5816696-2']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
