Rita Wainer me fez vir aqui.

Estava lendo um texto no blog da Rita Wainer sobre o quão descartável a moda é hoje, e me senti na obrigação de dividir algumas coisas com vocês.

No texto, ela fala sobre as peças sem qualidade que as vezes compramos, por causa da tendência. Você, esponja de informação de moda, absorve e se sente empurrada! Vai, compra, usa duas vezes e, ou a peça se desfaz, ou você não vê mais sentido em usar aquilo. É normal que exista essa compulsão de consumir as imagens de moda que estão ai, tão na nossa cara! Mas tem hora que a pessoa precisa colocar a mão na consciência e saber se aquilo vale mesmo. Vale pagar o dinheiro que for, muito ou pouco, em uma peça que não faz tanto sentido na sua vida? Ou que até faz, mas vai se desfazer logo mais?

Eu sempre disse que não tenho roupas; eu as coleciono. Uso as mesmas peças por anos. E não, não é feio repetir roupa! Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a minha paixão por moda foi crescendo: procurando referências para reutilizar o que eu já tinha (e amava) no meu guarda-roupas, de modo diferente. Três peças, em especial, que eram da minha mãe: um blazer risca de giz marrom, uma camisete xadrez e as minhas botas de cowboy. Todas essas peças tem mais de 20 anos. Agora, pense nas peças que você comprou. Quantas você vai poder usar por mais de 10 anos? Quantas você vai conseguir passar para sua filha? Sobrinha? Neta? (A Rita também fala disso no texto. Muito verdade!)

Se eu penso nas minhas roupas como uma coleção particular, elas conversam entre si? Isso é importante! Vire curadora da sua imagem.

Ninguém aqui está dizendo para que você ignore as tendências por completo. Não! As tendências, as coleções novas dos estilistas, as revistas de moda sempre trazem coisas inspiradoras! E delas, absorva o que serve para a sua vida! À partir desses retalhos, que você constroem o seu estilo e reconstroem o seu jeito de vestir. Pense com carinho no que você coloca no seu cabide! ;)

Bom feriado!

Comments
One Response to “Rita Wainer me fez vir aqui.”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] algum tempo, postei aqui um texto sobre o ato de colecionar e repetir roupas e toda a nossa falta de consciência para compras.Mas nós, que amamos todas essas lindezas, […]



Deixe um comentário

  • Um recado importante:

    As imagens postadas aqui no blog servem para fins inspiracionais. Não somos donos delas.
  • Eu participo ♥

  • var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-5816696-2']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();
